quinta-feira, 25 de junho de 2015

Férias

Esta semana rumámos ao sul. Pensámos muito e foi uma decisão ponderada fazer uma viagem que obrigava a tantos quilómetros com um bebé de 4 meses. 

Alguns acharam que éramos doidos, outros que não valia a pena ir para tão longe. 

Valia, pois! Está a valer! 

Se é para ter a certeza que vamos ter bom tempo, sol e água onde possamos mergulhar, temos de rumar a sul, sem dúvida! 

Está a ser óptimo! Estava a precisar destes dias a três, com outro ritmo, com outra paz! 

Vamos para a praia nas horas recomendadas (das 9h às 11h e depois das 17h), pois com um bebé tão pequeno não dá para facilitar. Fazemos as nossas caminhadas, ela dorme umas sestas e, à vez, lá vamos dar uns mergulhos. 

É um ritmo e uma experiência diferentes mas vale cada momento. 

As pessoas olham para nós e bate a saudade de quando eles eram pequeninos... 

Nós olhamos para os casais com os filhos maiores e pensamos para o ano a nossa está assim...
 
E os casais grávidos olham para nós e metem conversa! 

É engraçado que mesmo não conhecendo as pessoas, passamos todos a fazer parte do mesmo grupo e quase como grandes amigos, partilhamos histórias e experiências. 

Pela primeira vez, não vim de" barriga cheia" das férias. Não fiquei com a sensação de que foi suficiente. Não foi! Queria mais! Queríamos! 

Mas foi bom, muito bom. Partilhar sorrisos, alegrias, passeios, sem pressa... Encher o coração! 







Para o ano há mais! ;)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ela tem que adormecer sozinha

Tem?! 

Devia?! 


Talvez... 

Mas cada bebé tem o seu ritmo, a sua maneira de ser! 

Estou errada? 

Talvez... 

Mas faço aquilo que acho melhor e o que o meu instinto me diz! 

Os bebés não são todos iguais, não reagem todos da mesma maneira por isso o que funciona com uns não quer dizer que funcione com outros. Não há "chapa 5"! Não trazem livros de instruções nem foram feitos em série. 

Temos de os saber ouvir, com muito amor e paciência para conseguir perceber o que eles precisam. 

Eu colocava o meu bebé na cama e ele ficava a dormir!

Que bom! Para ti e para o teu bebé! 

Outros há que adormecem ao colo, na mama, na cama dos pais... 

Habituaste-a mal! 

Talvez... 

Ou então foi a forma que encontrei de estarmos as duas bem! Encontrámos o nosso equilíbrio! 

E não há nada melhor para uma mãe que ter o seu bebé tranquilo, sereno e descansado, principalmente quando se trata de ir dormir! 

Se tentei deixá-la no berço? 

Claro que sim! 

Mas o que acontecia? 

Chorava! Chorava muito! Ficava sentida, soluçava! Cheguei a estar 45m nisto! 

Ao fim de 2, 3 dias eles habituam-se! 

Talvez... 

Mas eu não me habituei a ouvi-la chorar tanto e desisti ao fim da terceira noite de choro inconsolável e em cascata! 

Cada caso é um caso. Cada bebé um ser único! 

Eu sou mãe pela primeira vez. Hei-de errar muito! Hei-de aprender também! 

Esta é a minha aprendizagem! E a da minha filha também. Estamos a aprender juntas. 

E enquanto eu puder vou dar o melhor de mim e o que acho que é o mais correcto... 

Se é o certo? 

Não sei! 

Se é errado? 

Também não sei... 

Só sei que é o que este bebé me dá e me deixa fazer. É o que esta mãe sabe e consegue fazer... Tudo o resto, não me interessa!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Que lindo menino!!

Ouço isto com muita frequência. Isso e É um menino não é?!
Eu sei que os bebés quando são pequeninos são todos iguais e é difícil perceber o sexo do bebé. A não ser que se use adereços próprios que possam identificar se estamos perante uma linda Princesa ou um maravilhoso Príncipe, é complicado.

Os típicos cor-de-rosa,vestidos e flores para meninas e o azul, calções e carros para meninos podem já não ser modelo-padrão para diferenciar os bebés.

Mas, ter a minha filha num ovo cor-de-rosa cheio de mochos ou com um chapéu floral pelos vistos podem não ser suficientes para identificar que é uma menina e deixar algumas dúvidas nas pessoas.

A leitura que faço é que as mentalidades estão a mudar e o típico cor-de-rosa já não é suficiente para estereotipar o sexo feminino... ou então as pessoas são completamente distraídas e pouco observadoras e gostam de dizer qualquer coisa! ;)


quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sou eu que sou complicada ou é das minhas hormonas? #3

Se critico o facto das pessoas chegarem atrasadas aos jantares que faço, ou a outro tipo de "eventos", preso por não fazer o mesmo. Até agora que tenho um bebé, tento me organizar ao máximo por respeitar as horas "estipuladas". Claro que há os 15 minutos da praxe, mas evito!

Lá está, não faças aos outros o que não gostas que façam a ti!

Mas, é de uma grande lata telefonarem 10 minutos antes da hora estipulada para saber se estamos a caminho ou se demoramos muito, mesmo depois de já terem enviado uma mensagem durante o dia a lembrar a hora do jantar e a pedir para não nos atrasarmos... 

Logo de alguém que nunca - NUNCA!! - chega a horas a lado nenhum - pelo menos que eu tenha presenciado!

Dá-me cá uma urticária!

Não, não estamos atrasados! Estamos a caminho! E chegamos à hora combinada, mesmo com um bebé de meses.