quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A ti que estás grávida ou és recém-mamã...

Especialmente para ti, que ainda estás na fase do deslumbramento... 

Naquela fase em que acreditas que contigo vai ser diferente... 

Que não vai ser assim tão complicado... 

Que vais conseguir dar a volta... 

Pois... 

Lamento, mas elas têm razão! Todas aquelas mulheres que te disseram "vais ouvir muitas opiniões", elas têm razão. Elas sabem. Já passaram por lá. Já lhes encheram os ouvidos com diversas teorias. 

Por isso, a ti que estás grávida ou és recém mamã, te digo: vais ouvir muitas opiniões. Toda a gente tem alguma coisa a dizer sobre qualquer assunto. Toda a gente! A tua amiga, a vizinha, a sogra... Até a tua mãe! 

Em qualquer momento te vão "julgar" porque de outra maneira é melhor... 

Porque têm mais experiência...

Porque antigamente se fazia assim...

E tu vais ouvir, respirar fundo, filtrar a informação, sorrir e agradecer. 

Depois, tens duas opções: esqueces o que te disseram e continuas a fazer as coisas à tua maneira, ou segues a opinião que te deram. Ou então 50/50 e adaptas o teu procedimento. 

Mas prepara-te! No meio de toda a insegurança, incerteza e dúvidas que a maternidade trás, o julgamento dos outros é o pior. Isso é o que te vai fazer balançar mais e ficar na dúvida se o caminho que escolheste é o melhor.


Confia em ti. No teu sexto-sentido. 

Estás a fazer bem. Estás a dar o melhor de ti!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ela já devia dormir a noite toda!!

Numa conversa entre familiares falou se na questão do sono... 

Ela já dorme a noite toda? 
Não, respondi. 
Ai, mas já devia! 
Não, é normal... 
Não, não não! O normal é ela já dormir a noite toda! 
Mas ela só acorda uma vez durante a noite para mamar, justifiquei. Por isso acho normal! 
Mas não é! O normal é ela dormir a noite toda! 
(Silêncio)


Desta conversa toda a atitude mais inteligente que eu tive foi, já perto do final, remeter me ao silêncio. Eu bem tento manter-me afastada destas quezílias de "a minha faz assim...", "o normal é assado...", "no meu tempo era cozido...", "nós fazíamos assim e ninguém morria" (adoro essa justificação!) mas, de vez em quando, distraio-me e lá sai uma resposta ingénua. 

Sim, eu gostava muito que o normal da minha filha fosse dormir a noite toda. De preferência acima das 10h por noite para eu também repor o meu sono de beleza! Também gostava de fazer um cruzeiro e a chave do Euromilhões, se faz favor! 

Infelizmente os filhos não são programáveis nem se escolhem por catálogo por isso temos que aceitar o que nos calhou na rifa e lidar com isso da melhor forma possível. Ou aquela que achamos ser a melhor. 

Nem toda a gente tem a sorte de ter uma filha como a Isabel, da Joana Paixão Brás do blogue A Mãe é que sabe, que dorme a noite toda, a cachopa! Sorte a dela! 

Mas mesmo assim não trocava a minha. 

Pode ser uma fase. Pode ser feitio. Ou então é manha, como me dizem, e vício da mama

Cá para mim, seja o motivo que for, ela não tem como me dizer o que se passa, então chora, choraminga. Pede conforto, mimo. E é para isso que eu cá estou. Para a agarrar, aconchegar, acalmar e dizer-lhe que está tudo bem. É esse o meu papel. 

Acredito que esta fase passe e ela vai dormir a noite toda, sossegadinha. E eu vou repor o meu sono. Se calhar, só lá para os 10 anos... 

Até lá, vou dormindo em pé!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Quando olho para ela só me apetece chorar!!

Sim, a maior parte das vezes apetece - me chorar. Fico a olhar para ela, para o seu sorriso e os meus olhos ficam rasos. 

Muitas vezes, quando dorme tranquilamente, choro. E agradeço. 


Como somos perfeitos. Como este ser pequenino e indefeso se transforma, creche e evolui. É fantástico observar a máquina maravilhosa que é o corpo humano. Como tudo se encadeia, funciona e desenvolve. 

É maravilhoso vê-la a descobrir o mundo. As coisas que para nós são simples e banais. O sol por entre as árvores. O vento a bater no rosto. O reflexo no espelho. Uma gargalhada. Tão simples. Tão poderosas. 

Olho para ela e choro. Porque tudo é tão bom, tão perfeito. Inimaginável. 

As lágrimas caiem mas sorrio. 

Estou feliz. Muito feliz!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Só nos dão música...

Em dia de eleições, fomos a um workshop de "Música para Avós e Netos" no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol em Oliveira do Bairro. 

Uma amiga desafiou-me e lá fomos nós. 

Eram cerca de dez crianças. 

No palco estavam cadeiras e almofadas espalhadas em meia lua. 

O Professor Jota (João Vial) apresentou-se e começou um reportório musical durante quase uma hora, com vários instrumentos. Interagia sempre com os bebés e as crianças e pedia aos pais para cantarem também. 


As músicas eram muito giras e ficavam no ouvido mas a minha curta memória não me permitiu sequer reproduzi-las à noite para o meu marido! 


Achei que, apesar de ser indicado a partir dos 3 meses, foi um espectáculo muito longo e acabou por cansar os bebés. As mais crescidas estavam a adorar e já tinham passado a barreira da timidez.


Mas foi uma experiência muito engraçada e ela gostou. Isso é o mais importante!

Acho que é importante este tipo de actividades e a música é um óptimo estímulo para eles.

Também costumam levar os vossos pequenos a este tipo de eventos?

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

As crianças têm sempre razão!!

Ouço constantemente que a minha filha É Linda!!


Disso não tenho dúvidas! ;-) 


E também acho que o bom senso das pessoas e a sua educação não lhes permite dizer-me na cara que ela é feia. Mesmo que o achem, manda a etiqueta não dizer isso à frente da mãe ou do pai, mas mal virem costas cochichem Que bebé tão feio! 

Ora, todos sabemos que as crianças não mentem... São as mais sinceras e cruéis possível. 


É muito frequente, quando vou a passear com a minha filha, as crianças (a partir dos 3 anos), ficarem eufóricas quando vêem um bebé. E lá vêm, com supervisão dos pais, espreitar a petiz que está dentro do carrinho. Não resistem à tentação de fazer uma festinha e, às vezes, até dar um beijinho. 



Eu páro, sorrio, deixo que se aproximem e estejam à vontade! Os pais muito aflitos dizem Devagarinho! Não me vão arrancar um olho à criança. 

E espontaneamente sai um Tão linda! Que bebé tão fofinho! 

Dos adultos eu ainda posso ficar na dúvida, mas com a frequente apreciação de crianças - que eu não conheço de lado nenhum - começo a achar que, se calhar têm razão e a minha filha É mesmo lindaaaa!! :-D