quinta-feira, 31 de março de 2016

Sou eu que sou complicada ou é das minhas hormonas? #4

Isto de ser mãe e ter que lidar com opiniões alheias é complicado. 

Os tempos são outros, a informação é diferente e, depois, cada uma sabe de si e faz o que entende ser o melhor!

Talvez já ande com os nervos à flor-da-pele mas na minha casa mando eu!

Moro num prédio pequeno e com duas casas por piso. Às vezes, por ser mais cómodo, costumo levar o carrinho da menina para casa e, para não estar a sujar a casa com as rodas do carrinho, deixo-o ficar à porta da minha casa. O espaço do piso é bastante grande e não incomoda nem estorva a ninguém o carrinho ali estacionado.

Ora, num dos sábados que os meus sogros vieram tomar conta da menina, deram com o carrinho ali parado, à porta da minha casa. 

Questionaram logo se eu não queria levá-lo para dentro, se o ia deixar ficar ali... Disse que sim, que ia ficar ali. Mas continuaram a insistir Não é melhor levá-lo para dentro? E se te roubam?

Mas quem é que ia roubar um carrinho de bebé? Num prédio fechado? Só se fosse por maldade... Aí até aceito! Mas irrita estarem sempre a meter-se na minha vida e a dizerem como tenho de fazer as coisas!

Ainda para mais quase a tentar levar o carrinho para dentro de casa. Se eu quisesse trazer o carrinho para casa, tinha-o trazido. Quem o trouxe até ali, empurrava mais um bocadinho!

Se fica mais descansado traga o carrinho para dentro, disse para acabar a conversa.

O carrinho ali ficou, à porta da minha casa!

quinta-feira, 24 de março de 2016

O que posso fazer? #2

Já tinha falado aqui, de umas manchas na pele que apareceram na cara da Princesa. Andei a usar um creme da ISDIN e, se durante um tempo as manchas acalmaram, agora voltaram ao mesmo. 

Na consulta do ano, foi diagnosticado como pele atópica... 

A Pediatra aconselhou este creme (Dermalex)


 É indicado para bebés, foi desenvolvido por dermatologistas e trata o Eczema Atópico - que causa prurido, vermelhidão e descamação. 

Essencialmente ela tem uma mancha na bochecha do lado esquerdo, junto à boca. É uma zona chata principalmente por ser no rosto (toda a gente pergunta o que ela tem) e não é fácil fazer um tratamento porque, por estar perto da boca, temos de estar sempre a limpar.

Alguém por aí com a mesma situação? 

O que aconselham?

quinta-feira, 17 de março de 2016

Recomendação: Cresçam depressa!

(Ainda sobre a consulta do Ano da Princesa)

Ela tem que adormecer sozinha no berço. Primeiro vai chorar mas ao fim de três dias isso passa!

Tem que lhe dar comida sólida! Mastigar dá trabalho!

Tem que a habituar que há três pratos: sopa, conduto e fruta!


A questão do sono tem sido recorrente aqui no blogue. É um pouco o meu calcanhar de Aquiles.A mim não me incomoda nada adormecê-la na mama, no colo ou na minha cama, mas incomoda muitaaa gente (como referi aqui e aqui). 

Eu sei que eles são espertos e manhosos e que sabem bem com quem podem facilitar mas caramba! São bebés, tão fofinhos e passa tudo tão depressa! Deixem-me aproveitar agora, só mais um bocadinho. Adormecê-la no meu colo, sentir o seu calor, o seu quentinho e dar-lhe muitos beijinhos. Já não estou com ela o dia todo acham que vou aproveitar os meus últimos minutos do dia a ouvi-la chorar no berço? Sinceramente?! Temos tempo, havemos de lá chegar! Um dia, ela já não vai querer dormir no meu colo, nem querer a minha mão para adormecer, por isso é AGORA que tenho que o fazer. Ela só tem UM ANO!!

Quanto à comida, ela gosta de comer, felizmente! Gosta de tudo! Adora fruta mas tem de ser passada pois se lhe der triturada já não vai tão bem. Come e trinca bem a bolacha e o pão. Sim, já tem 5 dentes à frente. Sim, é importante habituar-se a diferentes texturas. Sim, a mastigação é um processo importante e influencia a fala mas é preciso ser tão rígida? Cada pessoa tem o seu timing e nem todos gostamos do mesmo! Há dias em que lhe tenho que dar a fruta primeiro e só depois vai o resto. Há sopas que elas come melhor do que outras. É normal!

A sensação que tenho é que querem que os bebés cresçam depressa! Que não os podemos estar a apaparicar demasiado. Bem sei que é uma importante fase de crescimento e que eles aprendem tudo muito rápido, mas fogo! Calma! Deixem-nos curtir este momento! Não sejam demasiado rígidos. Eu sei que são directrizes e em muita coisa já se evoluiu muito. Já se sabe mais sobre o potencial dos bebés e a sua linguagem. Mas podemos ir com calma, se faz favor?!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Só nos dão música #2

Tento sempre procurar actividades diferentes para estes dias mais tristonhos de Inverno. No domingo voltámos a Oliveira do Bairro, ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, que tem sempre uma óptima agenda cultural e em que engloba os mais pequeninos.

Desta vez, o espectáculo musical Toca Toca propõe uma viagem por vales e montes com paragens para piqueniques e passeios pelo imaginário infantil. Esta aventura visa proporcionar uma experiência de contacto com a música através da interação do músico/ator com os bebés, pais e crianças. Entre canções e melodias inspiradas na vida de dois grilos e de elementos onomatopaicos, constrói-se um ambiente divertido emotivo e diversificado musicalmente, como se pode ler na descrição do evento.

Foi uma manhã diferente, divertida e muito musical. Gosto deste tipo de actividades interactivas e tento sempre procurar coisas deste género para levar a Princesa.
Aproveitei que estávamos perto de uns amigos para deixar as crianças brincar um pouco!

 

Foi um óptimo domingo!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Leite ou lata?!

Ora bem, fui à consulta do Ano da Princesa e está tudo operacional!

Bem desenvolvida, peso e crescimento dentro do padrão. Falámos sobre a alimentação e os cuidados a ter com os perigos em casa, nesta fase que se deslocam.

Em geral ela tem sido seguida no Centro de saúde - gosto, é eficaz , barato e dá um bom acompanhamento - mas desta vez fui também à Pediatra - só lá tinha ido quando ela tinha 1 mês, achei que estava na altura de voltar ;)

E, perante duas opiniões diferentes fiquei sem saber o que fazer...

A Princesa bebe leite de substituição de manhã, ao pequeno-almoço. Leite em pó. A Pediatra, aconselhou a passar para o leite de transição, de pacote. A Enfermeira é da opinião que devo continuar no leite em pó.

O leite de transição é mais barato e mais fácil de preparar que o leite em pó, mas a Enfermeira diz que é mais doce e que não traz nenhum benefício para a criança.

Qual a vossa experiência?